O passar do tempo e a dificuldade de achar locais para sepultar os entes queridos, fez com que as pessoas procurassem novas formas de fornecer um descanso eterno. E há algumas opções que podem ser escolhidas. Apesar de possuírem significados similares, há sim uma diferença entre cremação e incineração. Em ambos dos processos ocorre a redução em cinzas, porém é exatamente aí que há uma distinção que falaremos a seguir e também o objetivo final que elas buscam. Confira!
Como dito anteriormente, ambos dos processos ocorrem a incineração e a transformação em cinzas. Porém, a forma como é realizada é diversa entre os dois. Veja a diferença entre cremação e incineração!
Primeiramente, a cremação é um procedimento antigo onde o corpo é submetido a uma câmara de temperatura de 850ºC a 1.200ºC. Com o calor, o cabelo, pele, unhas entre outras coisas evaporam e restando somente os fragmentos ósseos.
Por serem preparados para esta situação, os fornos não emitem gases tóxicos que prejudiquem a saúde e o meio ambiente. Além disso, as cinzas finais são boas para o meio ambiente, uma vez que as elas podem ser utilizadas para plantar árvores.
A técnica de cremação é milenar, tendo o seu primeiro registro na Grécia no ano de 1.000 A.C. Para a sociedade da época, terminar a vida desta forma era um prestígio.
Já na incineração, a temperatura atingida pode ser entre 1400°C e 2000°C e por conta disto não há sedimentos restantes, ou seja, não há cinzas ao final do processo. E por ser um procedimento que atinge altas temperaturas e queima qualquer substância, há outros resíduos queimados juntos, como: lixo.
Ademais, normalmente seres humanos não são cremados dentro de incineradores industriais. Porém, infelizmente, alguns animais são, como cachorros e gatos.
Entretanto, utilizar incineração é extremamente prejudicial ao meio ambiente, liberando em grande quantidade gases nocivos.
Se você está buscando uma empresa para realizar e lhe ajudar na cremação, a sua busca acabou! Afinal, a Central Crematórios é uma empresa especializada em cremação e com a ajuda dos nossos cemitérios parceiros no Rio de Janeiro o processo será muito mais simples. Além disso, nós cuidamos de todos os documentos necessários. Assim, você não se preocupa com essa parte burocrática. Entre em contato conosco! E ainda, o nosso atendimento é 24h!
Gostou do nosso artigo sobre as diferenças entre cremação e incineração! Confira mais no nosso blog:
Deseja jogar as cinzas no mar do Rio de Janeiro de um ente querido e…
Velórios sustentáveis podem ser uma boa escolha para quem deseja se despedir de uma pessoa…
Você entende bem os principais ritos funerários atuais? Conheça mais nesse artigo da Central Crematórios!
Descubra a fascinante origem do Natal e como celebrações milenares pagãs e tradições cristãs moldaram…
Se o seu ente querido se importava com o meio ambiente, talvez uma opção seja…
Às vezes, o luto pode ser melhor assimilado com mecanismos de apoio, como músicas tristes.…