20Jan
Quais são as fases do luto? Saiba como superá-lo!

Quais são as fases do luto? Saiba como superá-lo!

Perder alguém próximo e passar pelo luto não é algo fácil. Esse processo exige paciência e tranquilidade. Assim, é possível superá-lo. No entanto, para isso, é preciso conhecer as fases do luto e entender que é preciso passar por elas. Por isso, preparamos este artigo. Aqui, explicamos quais são os estágios e damos dicas para passar por eles. Confira!

Conheça as 5 fases do luto!

1- Negação

O primeiro estágio conhecido do luto é a negação. Nessa fase, é comum que o indivíduo que perdeu um ente querido negue o acontecimento. Funciona como uma forma de escudo. É uma parte habitual do processo e é um estado temporário. É usual também que o enlutado se isole nesse momento.

2- Raiva

Depois de negar a morte do parente, a pessoa enlutada começa o processo de aceitação, apesar de não ser completo. Assim, ao começar a entender o que aconteceu, segue para a fase da raiva. Acontece o inconformismo da perda, onde o indivíduo pode ter atitudes ríspidas e desagradáveis.

3- Barganha

Passada a raiva, o indivíduo passa por uma das fases do luto chamada de barganha ou negociação. É nesse momento que ele tenta conversar e pedir a pessoa perdida a uma entidade superior. Também há aqueles enlutados que passam pelo questionamento de “e se eu tivesse feito isso” nesse estágio.

4- Depressão

Quando ele percebe que não tem como trazer a pessoa de volta, passa pela depressão. Há sentimentos de tristeza e solidão.
Essa é uma das fases do luto mais perigosas e é quando as pessoas próximas ao enlutado devem ter cuidado. Caso ela seja muito forte, pode passar a fazer parte da vida do indivíduo e ele não conseguir passar de estágio. É importante que ele possa ter com quem contar e onde se apoiar nesse momento.

5- Aceitação

Por fim, após passar pela negação, raiva, barganha e depressão, o individuo enlutado chega a última das fases do luto: a aceitação. Após externar seus sentimentos, a tendência é que ele aceite o que aconteceu. Isto é, conviver com a perda, entendendo que ela é natural e não há como voltar. Mas, sim, sentindo saudade.

Fases do luto: como é possível superá-las?

Agora que você já viu quais são as fases do luto, pode estar se perguntando: como faço para me livrar delas? A resposta é: não há como! Não é possível superar totalmente uma perda, mas podemos aprender a conviver, ou seja, aceitar. Para isso, é interessante:

  • entender que passar pelos estágios da perda é necessário, para poder externar seus sentimentos e angústia. É saudável;
  • manter os amigos próximos de você. Eles podem ajudar a passar pelos momentos difíceis, dando apoio;
  • fazer terapia, pois ela pode te ajudar a entender melhor seus sentimentos e ensinar a lidar com eles.

Entre em contato conosco!

Está passando pelo processo de luto e precisa de ajuda funeral para realizar uma cremação? A Central Crematórios pode te auxiliar! Nós oferecemos tudo o que você precisa nesse momento difícil. Conte conosco!

Oferecemos um atendimento atencioso e profissional durante 24h por dia. Ajudamos você a entrar em contato com crematórios no RJ, como o do Caju, Catumbi, Memorial do Carmo, entre outros. Nosso objetivo é garantir um processo de to tranquilo e sem dor de cabeça.

Atendemos à sua necessidade? Entre em contato conosco e conte-nos como podemos te ajudar!00

Compartilhe:

Posts RecentesTags