2023 04 Livros Sobre A Morte
A morte ainda é pouco compreendida hoje em dia, e traz diversas discussões e curiosidades. Você já viveu o luto? Alguns recursos podem ajudar a tornar esse período mais leve e ajudar a entender a perda, como filmes. Contudo, talvez existam aqueles que sintam mais profundamente com os livros. Aqui, indicamos 4 livros sobre a morte e o luto. Confira-os e permita a Central Cematórios te ajudar a encarar esse momento difícil!
Lançado em 2012, esse livro nos conta sobre a vida de um senhor de meia idade que está inconsolável pela morte da sua esposa. Mas essa situação está melhorando pouco a pouco, graças a algumas aparições frequentes da falecida.
Enquanto continua realizando seu trabalho na editora da família, ele começa a descobrir alguns livros capazes de ajudá-lo a encontrar uma maneira de se despedir de sua amada. Este não é só um dos mais comoventes livros sobre a morte, mas também sobre recomeços depois que tudo o que lhe era mais importante e conhecido deixa de existir.
Imagine um mundo onde ninguém morre. Essa é a prerrogativa dessa história, criada pelo gênio José Saramago. Nesse mundo fictício, o autor faz uma ampla reflexão sobre inúmeros temas, como a vida e a morte, o amor e o sentido e, claro, sobre a nossa existência.
Em um mundo no qual ninguém morre, existem muitos problemas, como a falta de leitos nos hospitais, a falta de sentido das religiões e, claro, a superlotação de pessoas “quase mortas” . Estas estão enfermas gravemente, mas que não podem morrer (já que a morte não existe) e ficam presas em um sofrimento sem fim.
Não é só parte da listas de livros sobre a morte, o luto, e relacionados, mas também um livro para abraçar a vida, curta como ela é.
A médica Elisabeth Kubler Ross é reconhecida como pioneira na investigação da morte e do morrer, nos vários estágios da dor que acompanha esse processo. Para ela, a morte não existe. Em suas comoventes memórias, ela relata sua luta e descobertas, ensinando-nos a viver com alegria e compaixão.
A psiquiatra teve experiências com crianças, pacientes de AIDS e idosos portadores de doenças fatais. Ela levou consolo e compreensão para milhões de pessoas que tentavam lidar com a própria morte ou com a de entes queridos.
Internacionalmente famosa, esta autobiografia conta a história de uma vida, de um trabalho na Polônia devastada pela guerra e de uma forma de aconselhar terapeuticamente os doentes terminais.
Ao falar de livros sobre a morte, também se deve adicionar na lista os ilustrados. Ao falar dos sentimentos de uma criança que perde a avó querida, o brasileiro Ziraldo, aborda os mistérios da vida e da morte.
Ao mesmo tempo, ele fala de dor e esperança. Um livro indispensável para leitores de todas as idades, mas principalmente para as crianças.
O livro foi escrito quando Ziraldo perdeu sua mulher de 47 anos e quis lhe fazer uma homenagem. Para enfrentar sua própria dor, ele leu sonetos e ouviu muita música, mas se deu conta de que a melhor coisa que poderia fazer era escrever.
Está precisando de ajuda para fazer a cremação do corpo de um ente querido ou precisa de auxílio para prosseguir com as burocracias? Nós te ajudamos! A Central Crematórios é assistência funerária focada em crematórios no Rio de Janeiro. Oferecemos ajuda para os familiares que desejam cremar o corpo de quem faleceu. Facilitamos e agilizamos o processo, além de te ajudar a sanar quaisquer dúvidas sobre o assunto.
Contamos com uma equipe atenciosa, experiente e qualificada. Deseja contratar um serviço de cremação no RJ? Fale conosco!
Gostou do nosso artigo sobre os livros sobre a morte? Temos muito mais conteúdo interessante em nosso blog. Confira!
Deseja jogar as cinzas no mar do Rio de Janeiro de um ente querido e…
Velórios sustentáveis podem ser uma boa escolha para quem deseja se despedir de uma pessoa…
Você entende bem os principais ritos funerários atuais? Conheça mais nesse artigo da Central Crematórios!
Descubra a fascinante origem do Natal e como celebrações milenares pagãs e tradições cristãs moldaram…
Se o seu ente querido se importava com o meio ambiente, talvez uma opção seja…
Às vezes, o luto pode ser melhor assimilado com mecanismos de apoio, como músicas tristes.…