Novo Coronavírus: entre os cuidados com os corpos, cremação é um deles

A cremação é o método mais indicado durante a pandemia do Novo Coronavírus

A pandemia do Novo Coronavírus assustou o mundo inteiro. Com casos confirmados se manifestando em grande velocidade, parte deles vindo a óbito, os governos se viram em situação de emergência no quesito saúde e proteção da população. No Brasil, por exemplo, o Ministério da Saúde seguindo ordens da Organização Mundial de Saúde solicitou que aqueles que pudessem ficar em casa em isolamento social, assim o fizessem. Aos óbitos decorrentes do vírus, a própria Anvisa decretou alguns cuidados especiais para que o mal não se prolifere. Veja mais ao longo deste artigo!

Cuidados com os corpos vítimas do Novo Coronavírus

O que é essa pandemia?

A pandemia do Novo Coronavírus começou, na realidade, como um surto localizado em uma cidade da China no final de dezembro de 2019. Entretanto, e para a infelicidade de todos os habitantes do Planeta, a manifestação do vírus se deu rápida. Em poucos instantes já havia invadido boa parte da Europa, África e, posteriormente, América. Em março de 2020 foi declarada pandemia. No Brasil, inclusive, foi solicitado também em março que a população entrasse em quarentena para o isolamento social necessário para retardar a proliferação do vírus.

Pronunciamento da Anvisa

Para o grupo de risco da doença COVID-19, a que é transmitida pelo Novo Coronavírus, a situação se agravou. Idosos, hipertensos, diabéticos e outras pessoas com doenças crônicas e imunidade baixa tornaram-se propensos à fatalidade a partir da contaminação do vírus. Em decorrência desse fato, a Anvisa solicitou aos profissionais que têm contato com os corpos das vítimas que prevaleçam os cuidados necessários com o Novo Coronavírus.

Listamos os principais deles abaixo:

  • limpar secreções da boca e nariz utilizando compressas;
  • com o corpo ainda no hospital, apenas profissionais necessários e devidamente equipados devem entrar no ambiente;
  • bloquear orifícios naturais do corpo, evitando que fluidos corporais extravasem;
  • cuidado na retirada dos tubos, cateteres e drenos utilizados no paciente que veio a óbito em decorrência do novo coronavírus;
  • saco impermeável à prova de vazamento para cobrir o corpo, com identificação do risco biológico;
  • deve-se optar pela cremação em vez do sepultamento para diminuir o contato com o corpo.

Como a cremação pode ser a atitude mais coerente?

Como visto, a própria Anvisa indica a cremação para vítimas do Novo Coronavírus. Essa é uma maneira de evitar que o corpo esteja em mais ambientes, em contato com outros profissionais e até familiares. Com a cremação, extingue-se a proliferação do vírus em pessoas não protegidas. E, infelizmente, são momentos como velórios que despertam grande dor e sofrimento. O fato de não poder se aproximar muito do falecido aumentaria o sofrimento.

Para realizar a cremação no RJ  com profissionais e procedimentos corretos, recorra à Central Crematórios. Oferecemos assistência para o crematório do Caju , crematório São Francisco Xavier RJ , crematório do Catumbi e crematório Memorial do Carmo.

Ao entrar em contato conosco , nossa equipe prontamente lhe atenderá com dúvidas sobre o novo coronavírus ou outras. Estamos ao seu lado neste momento difícil!

 

Compartilhe: