A pauta ambiental passou a fazer parte de diversas famílias, inclusive, quando se trata de despedidas. Os velórios sustentáveis, também chamados de ecovelórios ou cerimônias ecológicas, representam uma alternativa mais consciente para honrar a memória de alguém, reduzindo impactos ambientais e promovendo práticas mais respeitosas com a natureza. Essa prática está ganhando cada vez mais espaço na contemporaneidade, unindo tradição, sensibilidade e consciência ambiental. Confira mais curiosidades e informações com a Central Crematórios!
São cerimônias fúnebres planejadas para minimizar o impacto ambiental por meio da escolha de materiais, serviços e estruturas mais ecológicas. Eles mantêm todo o respeito e o simbolismo do velório tradicional, mas com foco na redução de resíduos, uso consciente de recursos naturais e incentivo a biodegradabilidade.
É um movimento que cresce alinhado à busca por um estilo de vida mais saudável e levado até o momento final.
Esses caixões são produzidos com materiais biodegradáveis, como papelão reforçado, madeira de reflorestamento, fibras vegetais, cogumelos ou compensado sem verniz. Dessa forma, isso resulta em uma decomposição mais rápida e, consequentemente, menor uso de materiais poluentes, como plástico e metais, o que, por sua vez, produz menor impacto ambiental.
A ornamentação da despedida segue princípios mais ecológicos como:
A iluminação natural ou a luz de velas de cera vegetal é muito utilizada para fazer uma homenagem sem degradar o meio ambiente.
Práticas como embalsamento e tanatopraxia tradicional utilizam produtos com alto teor de químicos. No entanto, nos velórios sustentáveis, busca-se diminuir o uso dessas substâncias sempre que possível ou, ainda, utilizar alternativas mais sustentáveis, com menos formol, além da cremação na água.
Além disso, outra prática é a compostagem humana, que transforma os restos do corpo em um novo solo, de maneira controlada e com uso de materiais naturais.
Em muitos casos, o falecido deixa avisado em vida sua escolha por esse tipo de velório ou, ainda, a decisão segue os valores pessoais da família. Para planejar isso, primeiro, converse com a funerária sobre as opções sustentáveis que eles têm disponíveis. Em seguida, pesquise urnas e caixões ecológicos, assim como opções de decoração mais sustentáveis. Por fim, se possível, opte por espaços com estrutura ecoeficiente.
Os velórios sustentáveis são uma maneira de demonstrar que é possível unir tradição, respeito e consciência ecológica. Eles oferecem às famílias uma cerimônia mais harmoniosa e alinhada aos valores de quem partiu, conectando o ciclo da vida à preservação ambiental.
A Central Crematórios prestamos serviços completos de cremação, com profissionalismo, respeito e cuidado.
Entre em contato com a nossa equipe veja como se despedir e deixar um legado ecológico no planeta.
Você entende bem os principais ritos funerários atuais? Conheça mais nesse artigo da Central Crematórios!
Descubra a fascinante origem do Natal e como celebrações milenares pagãs e tradições cristãs moldaram…
Se o seu ente querido se importava com o meio ambiente, talvez uma opção seja…
Às vezes, o luto pode ser melhor assimilado com mecanismos de apoio, como músicas tristes.…
Escolher um caixão não é uma tarefa fácil, por isso, conheça os principais tipos de…
Descubra a rica tradição do funeral chinês. Conheça os rituais, o simbolismo das cores e…