Ainda não conhece os significados, mas precisa montar e enviar uma coroa de flores no funeral de um ente querido? Esse artigo é para você! Aqui, a Central Crematórios explica o que cada uma quer dizer e desejar à família ou à jornada pós-morte do falecido. Prossiga a leitura e saiba qual escolher!
Antes de você saber o significado das flores, vamos lhe explicar a origem do envio de coroa de flores no funeral de um ente falecido. Esse é um dos principais rituais fúnebres praticados ao redor do mundo e geralmente deseja simbolizar a partida do falecido.
Antigamente, os velórios eram realizados na casa do falecido. Na época, era comum que quem fosse participar do velório levasse flores para dar as condolências à família. Depois, quando o velório passou a acontecer em cemitérios, ficou ainda mais comum. No entanto, o envio de flores acontecia com mais frequência quando a pessoa não pudesse comparecer. Servia para demonstrar carinho. Com o passar dos anos, a prática se tornou um ritual e arranjos de flores passaram a ser produzidos com o intuito de deixar o local mais alegre e bonito.
Por sua vez, o formato circular da coroa de flores surgiu na Grécia e Roma Antiga. Ali, ele representava o fato de a vida, a partir daquele momento, seria infinita. Assim, era um presente dado com o intuito de dizer que a pessoa não seria esquecida. Ela estaria sempre viva na memória dos familiares e amigos.
A coroa de flores feita de rosas brancas é, geralmente, relacionada à calma, tranquilidade, pureza e paz. Dessa forma, simboliza o sagrado e serve para desejar isto à passagem do ente. Lindas e delicadas, estão conectadas à espiritualidade.
Comumente utilizadas para formar a coroa de flores no funeral, a margarida carrega o simbolismo de pureza, bondade e paz. Também há a inocência e sensibilidade. Por isso, é indicada para compor coroas de crianças falecidas e está associada à lembranças felizes da pessoa.
Lindas e delicadas, as flores copo-de-leite estão relacionadas à calma e tranquilidade. Elas simbolizam a paz e o sagrado e são dadas para desejar paz e calma na passagem do falecido. Essa é uma flor que possui um elo com a iluminação espiritual.
Por sua vez, o lírio transmite pureza, amor eterno e inocência. É uma flor utilizada com o fim de compor uma coroa de flores no funeral há muito tempo e é uma das mais comuns nesse caso. A cor mais usada dessa flor de beleza única é a branca.
Outra flor comum para homenagens fúnebres é o crisântemo. Nos velórios, é mais comum encontrarmos suas versões em branco e amarelo. Porém, é possível encontrá-lo em outras cores na natureza. Ele representa a vida completa, sinceridade, simplicidade e perfeição.
Achou este artigo sobre coroa de flores no funeral porque um ente querido faleceu? A Central Crematórios pode te ajudar ainda mais! Somos uma assistência funeral e oferecemos ajuda para contratar o crematório no Rio de Janeiro desejado. Possuímos contato com todos os lugares do RJ, como o crematório Memorial do Carmo e crematório do Catumbi. Ainda auxiliamos com a burocracia e ofertamos ornamentação de capela.
Seu ente queria ser cremado? Então, entre em contato conosco e garanta um serviço de qualidade! Oferecemos atendimento atencioso e profissional 24h!
Deseja jogar as cinzas no mar do Rio de Janeiro de um ente querido e…
Velórios sustentáveis podem ser uma boa escolha para quem deseja se despedir de uma pessoa…
Você entende bem os principais ritos funerários atuais? Conheça mais nesse artigo da Central Crematórios!
Descubra a fascinante origem do Natal e como celebrações milenares pagãs e tradições cristãs moldaram…
Se o seu ente querido se importava com o meio ambiente, talvez uma opção seja…
Às vezes, o luto pode ser melhor assimilado com mecanismos de apoio, como músicas tristes.…