Cremação

Cremação e sepultamento: qual a melhor opção?

A escolha entre cremação e sepultamento é uma decisão pessoal e depende das preferências individuais. Além disso, algumas crenças religiosas, culturais e até financeiras da pessoa falecida e de sua família podem ter influência. De uma forma geral, a escolha entre uma das opções depende do que cada pessoa considera como vantagens e desvantagens. Pensando em ajudar nessa escolha, a Central Crematórios te explica mais sobre ambas as técnicas. Confira!

O que é melhor entre a cremação e sepultamento

O que é cremação?

A cremação é o processo de reduzir um corpo humano falecido a cinzas e fragmentos ósseos através da aplicação de calor intenso em um forno crematório. É uma alternativa ao sepultamento tradicional, em que o corpo é enterrado no solo. A cremação é realizada em uma instalação específica chamada crematório.

O processo de cremação envolve os seguintes passos:

  • preparação – o corpo é colocado em um recipiente adequado, geralmente em um caixão ou urna projetada para a cremação;
  • crematório – o corpo é levado ao crematório, onde é introduzido em um forno especial aquecido a uma temperatura muito alta, geralmente entre 760 e 980 graus Celsius;
  • cremação – o calor do forno faz com que o corpo se decomponha, queimando os tecidos moles e vaporizando os líquidos;
  • resíduos – as cinzas e fragmentos ósseo são cuidadosamente coletados do forno e processados para que fiquem na forma de cinzas finas;
  • cinzas – são colocadas em uma urna e entregues à família, que pode optar por guardá-las, espalhá-las em um local significativo ou enterrá-las em um cemitério.

O que considerar então na hora de escolher entre cremação e sepultamento

A verdade é que a cremação possui mais flexibilidade em termos de como os restos cremados são tratados. Eles podem ser mantidos em uma urna, enterrados, colocados em um mausoléu, divididos entre a família ou até mesmo espalhados em locais significativos. Além disso, esse processo também é mais econômico, pois não há custos com caixão, por exemplo. 

E para quem prefere a opção de um funeral ecológico, a cremação ainda é uma opção melhor se comparada com o sepultamento tradicional.

Por outro lado, algumas religiões e culturas valorizam o sepultamento como um rito tradicional e podem desencorajar ou proibir a cremação. Outro ponto que pode fazer a diferença na hora da escolha entre cremação e sepultamento é ter um memorial permanente. Algumas famílias preferem ter um túmulo com local físico onde os entes queridos podem visitar e prestar homenagens à pessoa falecida, proporcionando um senso de conexão contínua.

Fale com a Central Crematórios!

Depois de discutir a decisão entre cremação e sepultamento com a família e considerar as preferências da pessoa falecida, fale com a nossa equipe se optar pela cremação. 

Somos uma empresa especializada no serviço de cremação no RJ que auxilia todos aqueles que buscam por esse procedimento. Cuidamos de todas as etapas para que você não tenha que se preocupar com nada! 

Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhe

Artigos recentes

Necrópsia: o que é e como funciona? Saiba com a Central Crematórios!

Você sabe o que é e como funciona a necrópsia? A Central Crematórios te conta.…

3 dias atrás

Rituais fúnebres do Hinduísmo: conheça as práticas da religião!

Já se perguntou quais são os rituais fúnebres do Hinduísmo, mesmo não praticando a religião?…

3 semanas atrás

Entenda o que é autópsia, diferença e para que serve!

Você sabe o que é autópsia ou para que serve? Esse exame é muitas vezes…

1 mês atrás

Tipos de cemitério: saiba quais são os principais modelos!

Sabia que existem tipos de cemitérios? No artigo, a Central Crematórios revela a variedade desses…

2 meses atrás

Religião: saiba mais sobre a visão da Umbanda sobre cremação!

Você quer saber qual é a visão da Umbanda sobre cremação? A Central Crematórios esclarece…

2 meses atrás

Direito do consumidor X serviços funerários: qual a relação?

Você sabia que em meio ao processo de luto, existem regras sobre o direito do…

3 meses atrás