Curiosidades sobre processo de cremação e onde realizá-lo no RJ
Você tem dúvidas de como o processo de cremação foi moldado ao longo da história? A Central Crematórios separou as principais curiosidades sobre o procedimento que vão esclarecer suas dúvidas. Por exemplo, você já sabia que em algumas religiões o processo de cremação não é permitido? Enquanto em outros lugares é uma das tradições mais históricas – chegando a ser até milenal. Confira, neste artigo, as curiosidades e a quem recorrer para solicitar o processo de cremação para um ente querido.
Quais são as curiosidades do processo de cremação?
Religião
Apesar de ser conhecido, não são todas as religiões que permitem a realização do processo de cremação. Por exemplo, o candomblé, judaísmo e islamismo acreditam que o corpo deve retornar à terra, portanto, a cremação não é aceita. Na Igreja Católica, o processo de cremação deixou de ser tabu nos anos 60. Ao contrário da proibição, no hinduísmo e budismo a cremação é tradicional e obrigatória para purificação e libertação do corpo. No espiritismo, ainda há um tempo de resguardo de alguns dias antes de realizar o procedimento para desvinculamento e desencarnação do corpo físico.172000
Tradição
Por falar em tradição, o processo de cremação não é uma novidade no mundo. Nas sociedades gregas e romanas, entre 1.000 a.C. e 750 a.C, ele já era utilizado. Outros pesquisadores vão mais longe e buscam evidências de 20.000 anos atrás na Austrália do processo de cremação. Ou seja, é mais antigo que Jesus Cristo na história do mundo. O tabu veio sendo construído e desconstruído ao decorrer do desenvolvimento da humanidade.
Destino às cinzas
Aqui mesmo no blog da Central Crematórios você pode conferir nosso artigo sobre o destino para as cinzas. São exemplos: jogar ao oceano e florestas, armazenar em urnas e depositá-las no cemitério, casa ou outros lugares especiais para o ente querido. Existem maneiras de transformar as cinzas em objetos como joias ou até mesmo plantar árvores com urnas biodegradáveis.
Família
Está certo que o pedido pelo processo de cremação pode e deve ser realizado pela pessoa ainda em vida. Entretanto, os familiares ainda podem se negar a atender o pedido. Quanto às restrições envolvidas no procedimento, em casos de morte violenta os parentes devem se alinhar à Justiça para conseguir a permissão para cremar.
Crematórios
Os principais crematórios no RJ são:
Entre em contato com a Central Crematórios para obter um orçamento para a realização do processo de cremação para um ente querido.