20Jun
Tanatopraxia. É necessário preparar o corpo para velório? Entenda!

Em caso de cremação, é necessário preparar o corpo para velório?

É comum que, antes do velório, o corpo do falecido sofra o processo de preparação: a tanatopraxia. Esse é um procedimento utilizado para limpar e deixar o morto pronto para que seus amigos e familiares possam se despedir, com dignidade. Mas, algumas pessoas tem dúvidas sobre a real necessidade de o cadáver sofrer esse processo: devemos preparar o corpo para velório mesmo que o destino dele seja a cremação? A seguir, esclarecemos essa questão. Veja!

Precisamos mesmo preparar o corpo para velório em caso de cremação?

Nem sempre é necessário preparar o corpo para um velório antes da cremação. Muitas vezes, os serviços funerários oferecem a opção de um velório sem o corpo presente, onde uma urna contendo as cinzas é exibida em vez do corpo físico. Isso elimina a necessidade de embalsamamento ou outros preparativos típicos de um velório tradicional.

No entanto, para aqueles que desejam o velório ainda com o corpo no caixão, ainda fica a dúvida: é preciso preparar o corpo para velório se ele for cremado? A resposta é sim! Quando a família optar por ter um velório tradicional antes da cremação, é preciso que o cadáver seja preparado da mesma forma que para um enterro tradicional. Isso inclui o embalsamamento e outros cuidados funerários.

Mas, por quê? Um velório desempenha um papel importante no processo de luto para muitas pessoas. É um momento para familiares e amigos se reunirem, compartilharem memórias e prestar suas últimas homenagens ao falecido. É nessa hora que irão ver o ente querido pela última vez, e quando poderão se despedir. Essa memória fica na cabeça, também. Por isso, se torna interessante preparar o corpo para velório, garantindo dignidade e uma boa aparência ao falecido. Assim, a decomposição é retardada e a aparência é mantida por mais tempo, intacta.

E, como acontece esse processo?

Para preparar o corpo para velório, o tanatopraxista e outros funcionários funerários fazem o seguinte passo a passo:

  • remoção do corpo até o local de preparação;
  • retirada de sangue e introdução de uma solução com formol;
  • limpeza e higienização;
  • colocação de roupas;
  • maquiagem.

Central Crematórios: conheça nossos serviços!

Precisa de ajuda de uma assistência funeral qualificada ou ainda tem dúvidas sobre a cremação, ou outro processo? Nós ajudamos! A Central Crematórios busca auxiliar pessoas que sofreram perdas da melhor forma, evitando que você tenha estresse ou preocupações desnecessárias. Buscamos facilitar ao máximo para você. 

Quer contar com ajuda de uma equipe atenciosa e qualificada? Entre já em contato conosco e peça ajuda para contatar um crematório no Rio de Janeiro!

Compartilhe:

Posts RecentesTags