03Ago
Profissional passa maquiagem nos olhos durante a preparação do corpo para o velório

Curiosidade: descubra como ocorre a preparação do corpo para o velório!

Quando alguém morre existe uma lista de processos necessários para realizar o velório. Um deles é a preparação do corpo, que ajuda a manter e melhorar a aparência do cadáver. Você já parou pra pensar como ela ocorre e quais são os procedimentos necessários? Nós respondemos esta questão neste artigo. Veja a seguir!

Como é a preparação do corpo para o velório?

1- Limpeza no hospital

A preparação do corpo inicia-se ainda no hospital, quando a pessoa morre. Nesse momento, a equipe de enfermagem realiza uma série de procedimentos para limpar o cadáver e evitar riscos de contaminação. Além de garantir a integridade do leito para outros pacientes, eles são responsáveis por limpar o cadáver e enviá-lo à funerária ou IML.

2- Desinfecção na funerária

Apesar de semipronto e encaminhado para o lugar certo, a preparação do corpo não acaba no hospital. O falecido precisa passar por alguns procedimentos para estar apresentável no velório.

O primeiro passo entre os cuidados realizados pelo tanatopractor é a desinfecção. Essa etapa é fundamental e ocorre em todos os casos de morte independentemente da causa. Isso porque contribui para eliminação de bactérias do corpo e ajuda a não pôr em risco a saúde de quem está no velório.

Durante essa etapa também são retirados os pelos da face, pescoço e garganta para fins de higienização. Só permanecem cílios e sobrancelhas.

3- Embalsamamento ou tanatopraxia

Depois que o corpo é lavado e devidamente desinfectado, o profissional da funerária inicia o processo de conservação do corpo. Para isso, ele pode optar entre duas técnicas diferentes: o embalsamamento ou a tanatopraxia. Enquanto o primeiro é ótimo para manter o corpo resguardado por mais tempo, o último consiste em um método mais moderno e simples.

Em ambos, basicamente o sangue do corpo é drenado e, no lugar, é injetada uma solução de formol. Para isso são utilizadas as artérias e cavidades acessíveis do falecido. Esse procedimento ocorre para que o corpo fique mais rígido e fácil de manipular. Ele ainda impede o vazamento de substâncias cadavéricas durante o velório.

Se o corpo for aberto, retiram-se os órgãos internos. Esses são colocados em uma solução por algumas horas e depois recolocados no cadáver envolvidos em um plástico. O objetivo é evitar que líquidos e gases escapem, pois podem ser prejudiciais aos presentes no velório.

4- Reconstrução da face

Assim que falecemos, as partes mais macias do corpo começam a afundar e os músculos contraem. É um processo normal do ser humano. Porém, ver o morto desta maneira pode não ser o ideal para os que o falecido em vida. Por isso, é preciso cuidar dessa questão durante a preparação do corpo.

O tanatopractor fica responsável por reconstruir o rosto do falecido. Para isso, o agente funerário aplica um cone semiesférico em cada pálpebra do cadáver, devolvendo a dimensão original. Ele também hidrata a pele do morto para dar luminosidade e um aspecto melhor.

5- Lavagem do cabelo e vestimenta

Um dos passos mais importantes na preparação do corpo é a arrumação da pessoa falecida. Afinal, ela precisa estar apresentável para o velório. Dessa forma, nesse momento seus cabelos são lavados, enxugados e cortados de maneira profissional. Na sequência, o corpo é vestido com as roupas fornecidas pelos familiares. Assim, o falecido fica pronto para o velório.

6- Necromaquiagem

Para realizar esta etapa final, o profissional usa uma foto tirada antes da morte como referência, para que o estilo do falecido seja mantido. O objetivo é deixá-lo apresentável para a família e o mais parecido com a pessoa que conheceram em vida.

A preparação do cadáver deve acontecer em qualquer velório. O processo da necromaquiagem pode durar de 1 a 4 horas.

Conheça nossa Central!

Se você sofreu uma perda recentemente e optou pela cremação, conte conosco! A Central Crematórios é uma empresa funerária especializada no serviço e busca ajudar nesse momento difícil. Cuidamos da documentação e de todas as burocracias para a despedida.

Se você deseja fazer uma cremação no RJ, entre em contato conosco! Temos disponibilidade para atuar em todos os cemitérios da cidade que fazem o método!

Gostou deste conteúdo sobre como é feita a preparação do corpo? Visite nosso blog! Lá você encontra mais artigos como este. Confira algumas sugestões:

Compartilhe:

Posts RecentesTags