Começar a escolher o nosso fim é normal depois de algum tempo de vida. Nosso ciclo não permite somente nascer, crescer, procriar e morrer. Estamos em um universo de possibilidades onde muitas reflexões nos levam aos atos que podem fazer bem ao próximo. Optar pela cremação, por exemplo, é uma das ações que podem ser muito vantajosas quando busca-se fazer o bem sem olhar a quem. Não sabe como isso é possível? Continue lendo este artigo para descobrir.
Embora a cremação seja muito mais econômica do que o sepultamento, somente 9% dos falecidos em todo o país passa por esse processo. O dado é do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep). Ou seja, não podemos dizer que todas as pessoas que passaram pela cremação realmente optaram por ela.
Por outro lado, uma vez que o tema é debatido, alguns preconceitos sobre esse processo podem deixar de existir. Um deles, por exemplo, é a falta de permissão religiosa para todos os casos.
Entenda abaixo quais são os motivos que te levam a optar pela cremação.
Muitas pessoas não sabem, mas quando uma pessoa se predispõe a ser doadora de órgãos em vida, optar pela cremação é uma segunda ação que contribui para ela poder verdadeiramente ajudar alguém. É um mito pensar que o corpo fique desconfigurado após a doação, mas se um órgão muito grande for retirado, como a pele, é provável que a família precise fazer a cerimônia de despedida com o caixão fechado. Por isso, a cremação complementa essa ação.
Optar pela cremação pode ser um passo importante na sua vida na medida em que ela é uma ótima opção para a conservação do meio ambiente. Suas cinzas podem ser lançadas no mar ou serem acrescentadas ao solo para dar origem a uma árvore. Desse modo, em ambas opções, o necrochorume é evitado. Saiba que a cremação só libera água e gás carbônico no ar.
Somente a sua opção pela cremação não é capaz de reduzir a superlotação em cemitérios. Contudo, se cada um de nós passarmos a observar a nossa relação com a morte pode ser que isso se torne suficiente. Assim, de atitude em atitude podemos começar a fazer a diferença.
Devido à Pandemia, a superlotação de cemitérios se tornou um perigo para a saúde pública dos próximos anos. Em 2021, a cidade de São Paulo, que também faz parte da região Sudeste, assim como o Rio de Janeiro, já apresentou problemas com superlotação. Nesse sentido, a cremação é uma alternativa viável para reduzir riscos no futuro.
Por fim, optar pela cremação em vida pode trazer muito mais praticidade para a sua família durante sua despedida deste plano. Em relação ao sepultamento, ela se apresenta como mais rápida e menos burocrática. Aliás, em alguns casos, o velório é dispensado, caso a família prefira assim.
O artigo lhe foi útil e deseja, realmente, optar pela cremação? A Central Crematórios presta assistência para cremação no RJ. Temos parceria com todos os crematórios da Cidade, públicos e particulares. Cuidamos de toda questão burocrática para que sua família possa descansar. Entre em contato conosco para tirar dúvidas ou pedir mais informações! Realizamos atendimento 24h pelo número: (21) 3959-2016.
Deseja jogar as cinzas no mar do Rio de Janeiro de um ente querido e…
Velórios sustentáveis podem ser uma boa escolha para quem deseja se despedir de uma pessoa…
Você entende bem os principais ritos funerários atuais? Conheça mais nesse artigo da Central Crematórios!
Descubra a fascinante origem do Natal e como celebrações milenares pagãs e tradições cristãs moldaram…
Se o seu ente querido se importava com o meio ambiente, talvez uma opção seja…
Às vezes, o luto pode ser melhor assimilado com mecanismos de apoio, como músicas tristes.…