Veja 6 fatos que tornam a cremação a melhor opção para o meio ambiente

A cremação é a melhor opção para o meio ambiente.

Você sabia que nos últimos anos o número de pessoas que optam pela cremação aumentou? Esse fato tem relação com o desejo do falecido e também com a questão financeira. Porém, esses não devem ser os únicos fatores que influenciam a escolha. Ela também se torna a melhor opção para o meio ambiente, devido a vários motivos.

Alguns estudos mostram que o crematório é a escolha ideal. Isso acontece porque essa escolha difícil envolve muitos agentes. E ela mostra-se positiva em vários deles.

Um dos mais importantes é o impacto ambiental, que é menor do que muitos outros métodos. Por isso, aqui nós vamos explicar qual o motivo de esta ser a melhor opção para o meio ambiente. Continue lendo!

A melhor opção para o meio ambiente

A cremação torna-se a melhor opção para o meio ambiente por vários fatores. Ela não gera poluição nem necrochorume. Além disso, não ocasiona a liberação de substâncias e componentes que sejam ruins ou tóxicas. O produto final da cremação são apenas as cinzas, compostas basicamente de cálcio e potássio. Veja porque esta é a melhor opção para o meio ambiente:

       1. Composição

Como dito acima, a composição das cinzas é de substâncias não tóxicas. Assim, com um bom serviço de cremação, elas não impactam ambientalmente.

       2. Liberação

No processo de cremação, há a liberação apenas de água e dióxido de carbono (em pequenas quantidades). Outros possíveis resíduos são filtrados.

       3. Não geração de resíduos extras

A cremação não gera resíduos. Já por outro lado, o sepultamento e enterro sim. Por isso, a melhor opção para o meio ambiente é a cremação. É a forma mais ecológica de lidar com o falecimento de alguém. Não há a fabricação de chorume nem outra substância que possa chegar ao solo e gerar um impacto ambiental.

        4. Criação de vida

Muitas pessoas não sabem dessa opção, mas um dos destinos possíveis das cinzas é a terra. As cinzas podem ser usadas para plantar árvores, assim, gerando vida. É um bom destino para elas.

        5. Cortejo

A cerimônia fúnebre, que muitas vezes é feita utilizando veículos, é evitada. Os carros liberam substâncias na atmosfera que não são interessantes. Nem à saúde humana e nem à planetária. Por isso, esse tópico entra como os fatores positivos de escolha da cremação. E reforça a ideia de que esta é a melhor opção para o meio ambiente.

        6. Urnas biodegradáveis

Outro fator que reforça a ideia de que a cremação é a melhor opção para o meio ambiente são as urnas biodegradáveis. Muitos não as conhecem. Essas urnas são utilizadas para o armazenamento, temporário ou não, por algumas empresas que oferecem esse serviço. Elas não são agressivas ao meio ambiente e podem até serem jogadas ao mar, se assim a família escolher.

O processo de cremação

O processo de cremação consiste, basicamente, na queima. É a cremação do falecido, como o nome já diz. O corpo é posto, geralmente, em um caixão ou uma estrutura de preferência da família. Depois disso, a estrutura é posta dentro de uma câmara de cremação.

O procedimento pode durar de 2 a 3 horas. A variação pode ocorrer devido ao peso do falecido, ao material da estrutura escolhida, entre outros fatores. Ao final, tem-se as cinzas. A escolha de como prosseguir a partir daí depende da família.

A cremação é 100% ecológica e existem também muitas outras vantagens de escolhê-la.

Entre em contato com a Central Crematórios!

Somos uma empresa especializada no serviço de cremação. Trabalhamos com processos e atendimentos humanizados. Nós sabemos da sua dor. Conte conosco e obtenha um excelente serviço. Entre em contato conosco pelo site ou ligue para (21) 4141-3911! Faça seu orçamento!

Leia também outros artigos em nosso blog! Veja algumas sugestões.

Cremação segundo a Bíblia: quais são os mitos?
O que o Budismo pensa sobre a cremação?
Declaração de Vontade: entenda o documento que permite a cremação! 
Você sabe como é o processo de fabricação da urna cinerária? 

Compartilhe: