A vida é um dos maiores mistérios da natureza. Ela carrega energia e significado. Por isso, preservá-la de todas as formas é uma garantia de que a história ainda não acabou.
Aqui no blog, já falamos algumas vezes que você pode homenagear seu ente querido que partiu em diversas formas. Uma delas é plantar árvore com as cinzas da cremação. Tem vontade de fazer isso, mas não sabe como? Continue lendo este artigo que a Central Crematórios preparou para descobrir!
Um dos maiores diferenciais da cremação é ser uma prática higiênica. O processo, diferente dos sepultamentos tradicionais, não prevê a formação de necrochorume ou decomposição. Por essa razão, não agride o meio ambiente. Pelo contrário, como 70% do corpo humano é formado por água, após a cremação o resultado das cinzas são compostos de sódio e potássio, bons nutrientes.
Sendo assim, plantar árvore com cinzas é mais do que um gesto simbólico. O plantio ajuda a reduzir a erosão e degradação do solo!
Abaixo, veja o passo a passo de como fazer isso. Lute pela vida!
O primeiro passo para plantar árvore com cinzas é cavar um buraco na terra. O ideal é que você escolha um ambiente onde seu ente querido gostava de estar. Por exemplo, se na sua casa tem um jardim, que tal plantar a “árvore da vida” nele?
Muito importante: depois de cavar, reserve a terra tirada do solo para ser usada no próximo passo.
Depois de ter escolhido o lugar e cavado a terra, misture a porção de terra que foi tirada do solo com adubo e as cinzas do seu ente querido.
Como falamos, as cinzas possuem alto teor de sódio e potássio, por isso, nessa projeção também são consideradas como adubo. O bom é misturá-la com outros componentes que sejam compostos por matéria orgânica e ricos em sódio.
Essa junção é capaz de gerar mais força para o crescimento da muda e resistência nas raízes.
Ao final, coloque a mistura no fundo do buraco cavado.
O passo 3 é considerado o verdadeiro momento de plantar árvore com cinzas!
Já com a mistura no fundo da cova cavada no passo 1, coloque a muda na terra em posição vertical. Tenha atenção: é fundamental que ela fique no mesmo nível do solo. Observe isso!
Cubra o espaço entre a muda e a cova com terra e compacte o solo com as mãos. Isso assegura que a terra fique bem comprimida e, portanto, firme para o nascimento da árvore que representa quem você ama!
Por último, regue sua muda pela primeira vez! Recomenda-se que ela não fique encharcada e nem com pouca água, por isso tenha moderação.
Não existe uma frequência de regra estabelecida, tudo depende da muda escolhida e das condições climáticas. Sendo assim, depois dessa primeira vez que você regar a muda, passe a regá-la quando notar que a terra estiver quase seca.
Plantar árvore com cinzas é um gesto repleto de amor e capaz de transformar a vida de outras pessoas.
Se você busca por cremação no RJ, conte com a nossa empresa! Estamos presentes em todos os crematórios da Cidade. Nos comprometemos a oferecer assistência completa para que você e sua família possam vivenciar o luto sem se comprometerem com burocracias. Entre em contato conosco! Oferecemos atendimento 24h!
Aproveite para ler mais artigos sobre cremação nosso blog. Encontre:
Velórios sustentáveis podem ser uma boa escolha para quem deseja se despedir de uma pessoa…
Você entende bem os principais ritos funerários atuais? Conheça mais nesse artigo da Central Crematórios!
Descubra a fascinante origem do Natal e como celebrações milenares pagãs e tradições cristãs moldaram…
Se o seu ente querido se importava com o meio ambiente, talvez uma opção seja…
Às vezes, o luto pode ser melhor assimilado com mecanismos de apoio, como músicas tristes.…
Escolher um caixão não é uma tarefa fácil, por isso, conheça os principais tipos de…