O que o Budismo pensa sobre a cremação?

Saiba o que o Budismo pensa sobre a cremação

A cremação de corpos é uma prática milenar. Há estudos que datam o início do uso deste processo no século 10 a.C. Hoje em dia, o ritual vem conquistando mais adeptos de diferentes religiões, desde os católicos aos espíritas. Se você é budista, este artigo é para você! Ao longo deste texto, abordaremos a visão da religião oriental sobre o processo contrário ao sepultamento. Leia o artigo e entenda finalmente o que o Budismo pensa sobre a cremação. Ao final, você ainda terá algumas informações bônus sobre outras crenças.

Descubra o que o Budismo pensa sobre a cremação!

O que o Budismo pensa sobre a cremação pode ser resumido em uma única palavra: tradição.
Em alguns países, como Índia (berço das tradições budistas), a cremação é considerada o meio mais adequado de extinguir um corpo morto. Nesta perspectiva, o Budismo coloca-se como totalmente favorável à cremação!

Na Índia, por exemplo, as cremações públicas são feitas em piras (estruturas feitas de madeira) abertas ao lado do Rio Ganges. Inclusive, os familiares e amigos podem assistir aos rituais. Para os budistas, esta é uma ação muito importante, pois permite que todos deixem seus incensos e velas próximos à fogueira.

No Budismo, a maioria das pessoas são cremadas. As cinzas são guardadas com o intuito de manter a memória viva daqueles que já se foram.

Preces

A morte de um budista é o início de um intenso ritual de preces. As orações são feitas antes do corpo ser cremado, quando está a caminho do local onde ficará. A cerimônia envolve o toque de instrumentos e a recitação de Sutras (textos sagrados).

Após a cremação, as cinzas devem ser guardadas num templo ou em casa. Quando elas chegam no local escolhido para seu acondicionamento, novas preces são feitas.

As orações se repetem por 49 dias, uma vez por semana. Este é o período de tempo que uma pessoa leva para completar seu ciclo vida-morte e chegar ao Nirvana.

E o sepultamento?

O que o Budismo pensa sobre a cremação vai além dos pareceres religiosos. Existem outras questões biomédicas envolvidas na predileção pela cremação.

O sepultamento não é uma prática tão bem-quista pelos budistas. A questão de enterrar pessoas em cemitérios é considerada complicada mediante vários aspectos. O solo pode ficar contaminado, a transmissão de doenças pode ocorrer mais facilmente, etc.

Para o Budismo, a cremação é a maneira mais adequada e limpa para se despedir de um corpo morto.

Bônus: outras religiões que simpatizam com a cremação

Agora você já sabe o que o Budismo pensa sobre a cremação. Mas, e quanto às outras religiões? A seguir, veja as crenças que permitem a cremação como técnica funerária:

  • Catolicismo;
  • Espiritismo;
  • Hinduísmo;
  • Adventistas;
  • Asatru;
  • Luteranismo;
  • Metodismo;
  • Jainismo;
  • entre outras.

A Central Crematórios conseguiu sanar suas dúvidas acerca do que o Budismo pensa sobre a cremação? Caso ainda tenha dúvidas sobre cremação ou precise de auxílio para lidar com esta questão, entre em contato conosco! Nossa central de atendimento funciona 24 horas, todos os dias. Estamos esperando por você!

Gostou deste artigo? Continue lendo mais conteúdos como este no Blog da Central Crematórios. Encontre:
É pecado ser cremado? Descubra agora mesmo!
Preservar as cinzas dos falecidos é uma escolha?
Declaração de Vontade: entenda o documento que permite a cremação!
Cremação de despojos: entenda o que é esse processo!

Compartilhe: