Papel do agente funerário é fundamental no sepultamento
Passar pelas fases do luto pode ser complicado e desafiador. Nunca é fácil perder alguém que amamos e as emoções durante o luto podem ser esmagadoras. Por envolver sentimentos de tristeza, raiva, culpa, solidão e confusão, muitas vezes precisamos de ajuda de fora para ajudar com as burocracias e rituais de despedida. Pensando nisso, no artigo de hoje, a Central Crematórios explica qual é a função do agente funerário. Acompanhe a leitura e entenda!
Qual o papel do agente funerário?
O agente funerário desempenha um papel crucial na organização e realização de serviços funerários e no apoio às famílias enlutadas. Esse profissional garante que os desejos da família enlutada sejam respeitados e que o serviço funerário ocorra de maneira digna e profissional. Eles desempenham um papel de apoio crucial durante um dos momentos mais desafiadores na vida das pessoas. Suas responsabilidades podem variar, mas geralmente incluem:
Atendimento às famílias
Os agentes funerários trabalham diretamente com as famílias enlutadas, oferecendo apoio emocional e orientação durante um momento difícil. Eles ajudam as pessoas a tomarem decisões sobre o serviço funerário e a preparação do corpo. Ele também pode esclarecer informações sobre os procedimentos de despedida como sepultamento e cremação seguindo sempre a religião da família.
Coordenação do serviço funerário
Esses profissionais ajudam a organizar e ainda coordenam todos os aspectos do serviço funerário. Isso pode incluir a escolha do local, a preparação do corpo, o agendamento da cerimônia, a escolha do caixão ou urna, a decoração, a música e outras questões relacionadas à cerimônia.
Embalamento e preparação do corpo
O agente funerário é responsável por cuidar do corpo do falecido, incluindo a limpeza, embalsamamento para evitar o processo de decomposição do corpo), vestimenta, maquiagem e preparação para a exibição.
Documentação legal e transporte do corpo
O agente também ajuda na obtenção e preenchimento de toda a documentação legal necessária para a realização do funeral, incluindo certidões de óbito, autorizações e permissões. Se a família preferir e precisar, ele ajuda ainda a organizar os serviços de transporte para levar o corpo do local do falecimento para o local do funeral, cemitério ou cremação. Assim, ao chegar no local escolhido pela família, o agente é responsável pela configuração do local da cerimônia, garantindo que tudo esteja pronto e em conformidade com os desejos da família.
Administração funerária
Por fim, a última entre as principais funções do agente funerário é que, além das atividades diretas relacionadas ao funeral, eles cuidam da administração de suas operações. Isso inclui a gestão de instalações, estoque de produtos funerários e organização de registros e documentos.
Fale com a Central Crematórios!
Se você está em busca de um agente funerário para fazer uma cremação no RJ, entre em contato com a nossa Central. Somos uma empresa especializada no processo e cuidamos de todos os trâmites para você.
Entre os nossos serviços, você também conta com remoção do obituado no local, resolução de exigências legais, ornamentação de capela e fornecimento de urna de diversos modelos. Atendemos 24 horas por dia.
Conte com a nossa equipe para te auxiliar nessa fase complicada de luto. Entre em contato para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento.