Entenda a relação entre cremação e sustentabilidade!
Você sabia que a procura por cremação tem aumentado nos últimos anos? Embora estejamos acostumados a enterrar nossos entes queridos, ao longo do tempo, a opinião sobre a cremação de corpos vem mudando. Baixo custo, economia, questões religiosas, superlotações de cemitérios e cuidados com meio ambiente são fatores determinantes para essa nova concepção sobre o serviço. Confira a relação entre cremação e sustentabilidade neste artigo. Continue a leitura!
5 motivos que explicam a relação entre cremação e sustentabilidade!
1- Não há lançamento de fumaças
Você sabia que durante o ato de cremar mortos não há emissão de fumaças? Curioso, né? Pois é, essa é a primeira relação entre cremação e sustentabilidade. Sendo assim, não causa danos ao ecossistema. Isso porque as alças de metais são retiradas dos caixões. Após isso, o corpo é submetido a altas temperaturas e os gases nocivos ao meio ambiente passam por tubulações fiscalizadas por órgãos ambientais.
2- A cremação impede a decomposição do corpo
Em sepultamentos tradicionais, ao passar do tempo, o corpo entra em decomposição produzindo um líquido chamado necrochorume prejudicial ao meio ambiente. Diferentemente desse processo convencional, a cremação impede a criação do necrochorume. Nesse aspecto, a cremação torna-se sustentável, pois o serviço impede que o corpo passe pela fase de decomposição e entre em contato com o solo.
3- Economia de espaço e gastos
Em terceiro lugar, outro motivo importante que envolve a cremação e sustentabilidade é a economia de espaço. Por exemplo, a cremação evita custos com jazigos familiares, superlotação em cemitérios e riscos de exumação do corpo após 3 anos do sepultamento.
4- Urnas biodegradáveis
O resultado da cremação gera um conjunto de cinzas compostas por cálcio e potássio que não são prejudiciais ao meio ambiente. Por esse motivo, podem ser despejadas em qualquer lugar.
A sustentabilidade por meio da cremação, também se dá por conta das matérias-primas das urnas cinerárias — local adequado para armazenar as cinzas. Elas podem ser compostas por vários materiais. Dentre eles, insumos biodegradáveis ou hidrossolúveis, que ao entrar em contato com a água do mar, por exemplo, se dissolve sem prejudicar a natureza.
5- Possibilidade de plantar mais árvores
Outra relação interessante entre cremação e sustentabilidade é que você pode plantar árvores com as cinzas! O processo consiste misturar as cinzas, terra, muda e adubo. Após isso, só esperar o crescimento. Essa alternativa é uma maneira de eternizar o ente querido!
Cremação no RJ? Conte com a Central Crematórios!
Ficou interessado nos serviços de cremação? Escolha a Central Crematórios! Somos assistência funerária no RJ ideal para te auxiliar nesse momento difícil. Temos parceria com todos os Crematórios no Rio de Janeiro.
Contamos com atendimento especializado 24h! Entre em contato conosco ou ligue para (21) 4141-3911!
Gostou do nosso artigo sobre cremação e sustentabilidade? Confira outros temas semelhantes em nosso blog: