10Jan
O que é decomposição do corpo falecido? Conheça as 5 fases!

O que é decomposição do corpo falecido? Conheça as 5 fases!

Diferente do que algumas pessoas podem pensar, a decomposição do corpo falecido não ocorre em apenas uma etapa. Esse processo natural após a morte é ainda mais complexo. Neste artigo, a Central Crematórios explica o que é, as principais fases e mais. Acompanhe!

O que é decomposição do corpo falecido?

A decomposição do corpo falecido consiste na transformação e apodrecimento do cadáver. É um processo que acontece em 5 etapas e tem início no momento da morte. Ela pode ter uma duração de duas a seis semanas ou demorar até 10 anos, a depender das condições a qual o corpo for exposto.

Principais fases da decomposição do corpo falecido

Agora, você já sabe o que é decomposição do corpo falecido. Mas sabe como ela funciona? Abaixo nós apresentamos e explicamos as principais etapas desse processo. Confira!

1- Autólise

A primeira fase da decomposição de um cadáver é a autólise. Ela começa cerca de uma hora após a morte e consiste na interrupção da circulação sanguínea. Como consequência, tem-se o esfriamento e o palor da pele. Essa etapa costuma durar de 9 a 12 horas em temperatura ambiente.

2- Putrefação

Depois da autólise, o cadáver inicia-se na fase da putrefação, processo que possui duração de 12 a 24h em temperatura ambiente. Nesse momento, o corpo inicia a decomposição de forma efetiva. As bactérias que vivem no intestino começam a digerir as proteínas e eliminar gases. Esses últimos provocam um odor forte ao defunto e o incham. Além disso, nessa fase o corpo também passa a apresentar um aspecto esverdeado.

3- Colonização

Decorrente da putrefação e dos gases gerados, bichos e insetos são atraídos pelo odor exalado. Moscas, por exemplo, passam a habitar e a pôr ovos no corpo do falecido. Desses germens saem larvas, que utilizam o cadáver para viver e se alimentar. Essa etapa pode durar de 24 a 48 horas.

4- Fermentação butírica

Quando as larvas já corroeram toda a pele do cadáver e não encontram mais alimentos, passam a migrar para um novo habitat. Ocorre a dispersão larval, processo comum no pós-alimentação delas. Nessa fase, quase não há couro no corpo.

5- Esqueletização

Após a dispersão das larvas, vem a fase da esqueletização. Nessa etapa, apenas sobram ossos e um pouco de cartilagem. Em algumas vezes é possível observar no couro moscas já adultas se alimentando.

É possível retardar a decomposição do corpo falecido?

Sim! Existe um serviço realizado por tanatopraxistas que permite a conservação do cadáver por mais tempo. O processo consiste na lavagem geral do corpo com germicida, principalmente em seu interior. Esse produto mata as bactérias do intestino, ajudando a retardar o apodrecimento. Também são utilizados líquidos, como água e formol para auxiliar na manutenção das características do corpo. Assim, é possível aumentar o tempo que a decomposição ocorreria naturalmente.

Conheça a Central Crematórios!

Passou por uma perda recente e precisa de ajuda? A Central Crematórios pode ajudar! Somos uma assistência funeral do RJ. Assessoramos você na contatação de crematórios do RJ para obter o melhor serviço. Possuímos contato com o crematório do Caju, crematório do Catumbi, entre outros no estado.

Também auxiliamos com a ornamentação de capela e contratação de mestre de cerimônias. Desejamos ajudar em tudo o que for possível para oferecer um momento mais tranquilo a você e sua família.

Fale conosco e conte com ajuda!

Compartilhe:

Posts RecentesTags