02Abr
é pecado ser cremado

É pecado ser cremado? Descubra agora mesmo!

O conceito de pecado vem do grego “hamartáno” e do hebraico “hhtá”, que significam “errar”. Ou seja, pecar é realizar algo considerado errado perante sua religião, uma vez que a palavra possui uma conotação altamente religiosa, atribuindo o erro ao não cumprimento de um desígnio de Deus. Mas, será que é pecado ser cremado? Conheça o que dizem 9 religiões sobre o assunto.

Saiba se é pecado ser cremado, perante seus conceitos religiosos

Igreja católica

Até 1963 os católicos eram proibidos de escolher a cremação de corpos como opção após óbito. Apesar disso, no Código de Direito Canônico, mais especificamente o parágrafo 3º do cânon 1176, diz: “A Igreja recomenda insistentemente que se conserve o costume de sepultar os corpos dos defuntos. Mas, não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido escolhida por motivos contrários à doutrina cristã”.

Ou seja, é pecado ser cremado perante a Igreja Católica? Não. Porém, o sepultamento é uma tradição que seus fiéis fazem questão de manter viva, até pelo fato de Jesus Cristo ter sido sepultado.

Igreja Protestante

A Bíblia não diz nada específico a respeito da cremação. Ela fala tanto sobre queimar ossos e corpos no Antigo Testamento, quanto do sepultamento mais comum no Novo Testamento. Apesar disso, alguns cristãos acreditam que é pecado ser cremado, pois estarão indo contra a promessa de ressurreição contida na Bíblia.

Ou seja, o assunto varia de acordo com a visão contida em cada doutrina Protestante.

Espiritismo cristão (Kardecismo)

Para o Espiritismo Cristão, também conhecido como Kardecismo, por ter sido uma doutrina fundada por Allan Kardec, a cremação provoca um desprendimento mais rápido e violento entre o corpo físico e o espiritual. Portanto, acredita-se que alguns espíritos apegados ao plano terrestre podem chegar a sentir a dor do processo crematório.

Para que a questão fosse relativamente solucionada, em 1971, no programa Pinga-Fogo da Rádio Tupi, Chico Xavier declarou que, segundo Emmanuel, “a cremação é legítima para todos aqueles que a desejam, desde que haja um período de, pelo menos, 72 horas de expectação para a ocorrência em qualquer forno crematório”.

Ou seja, é pecado ser cremado perante a visão kardecista? Não! Porém, deve-se respeitar o período de 72 horas para realização do ato.

Candomblé

De acordo com a doutrina das religiões de matriz africana, como o Candomblé, um iniciado vem da terra e para ela deverá retornar. Portanto, a prática da cremação para praticantes é proibida.

Quando um candomblecista morre, existe todo um culto que deve ser realizado por um líder espiritual antes e depois do ocorrido, visando a volta do espírito para uma outra vida, por meio da reencarnação.

Umbanda

Assim como na visão do Espiritismo Cristão, a umbanda acredita que, para que um corpo seja cremado, é necessário respeitar um tempo mínimo de 72 horas para o ato. Enquanto isso, um sacerdote umbandista devidamente preparado deve realizar alguns atos que garantem o desprendimento do espírito do corpo físico.

Além disso, desde o momento do óbito até a hora da cremação, é necessário que as pessoas, de acordo com a religião, entrem em oração constante emanando energias para que a ligação seja cortada.

Islamismo e Judaísmo

Assim como no Candomblé, acredita-se que é pecado ser cremado. De acordo com as tradições das duas religiões, o corpo deve retornar à terra no momento do óbito.

Budismo e Hinduísmo

Ao contrário do caso acima, para tais religiões a prática da cremação é obrigatória. Acredita-se que o fogo purifica a alma e faz com que ela se liberte do corpo físico, promovendo um desapego do espírito à matéria. Apesar disso, é necessário que se aguarde um período de 2 a 3 dias para que o ato seja realizado.

E então, encontrou a resposta que estava procurando? A melhor central de crematórios no Rio fica feliz em poder ajudar!

Para saber mais sobre cremação no RJ, confira outros artigos sobre o tema:

Compartilhe:

Posts RecentesTags