O que é necessário para realizar a cremação?
Existem muitos processos, autorizações e documentos para realizar a cremação. O serviço não pode ser realizado sem eles. Por isso é importante entender exatamente o que é necessário para realizar a cremação. Você sabe? Nós te explicamos. Continue lendo!
Saiba o que é necessário para realizar a cremação!
Apesar de alguns acharem que é apenas uma questão de escolha, existe um planejamento por trás da cremação. Há a necessidade de autorizações, é preciso pensar na religião do ente falecido e resolver trâmites legais.
Existem casos em que não é permitida a realização do ritual. Por isso é sempre importante entender qual era o desejo do familiar e o que é necessário para realizar a cremação.
Documentos
Primeiramente, é preciso entender que é necessário para realizar a cremação a emissão de alguns documentos. Sem eles é possível que o crematório se negue a realizar o serviço, pois não sabe se estaria fazendo algo dentro da lei. Ele precisa ter as informações e autorizações necessárias acerca do morto e de se corpo. Os documentos que são imprescindíveis tanto para cremação por morte natural quanto morte violenta são:
- caso exista, a Declaração de Vontade;
- atestado de óbito assinado por médicos;
- cópia de RG do obituado;
- cópia do CPF do obituado;
- cópia da certidão de nascimento ou casamento do falecido, entre outros.
A necessidade de outros documentos ou quantidade de assinaturas diferente irá depender da causa da morte ou tipo de cremação.
Autorização
Além dos documentos que são comuns a tal procedimento, é preciso que tenha-se uma Autorização para cremação.
Mesmo que o morto tenha deixado uma Declaração de Vontade, é preciso que o responsável por contratar o serviço tenha posse da Autorização. Esse documento assinado pode ser requerido por um familiar do falecido, ou pelo próprio, enquanto em vida. Depois do ente falecido, quem pode autorizar a cremação é, em ordem:
- cônjuge;
- quando o falecido não é casado, os descendentes maiores de idade — nesse caso, é preciso que todos os filhos assinem a autorização;
- se não há cônjuge ou descendentes, os ascendentes;
- se não há círculo familiar desses parentescos, os irmãos — também, como no caso dos filhos, necessita da assinatura de todos.
- outros parentes.
Casos em que não ocorre a cremação
É extremamente importante que tudo esteja correto para o procedimento. É necessário, para realizar a cremação, que todos os documentos requeridos estejam em mãos do contratante. Porém, mesmo que a família opte pelo procedimento, existem alguns casos em que a cremação não pode ocorrer.
Entre os casos em que não pode ocorrer a cremação, está a morte violenta. Quando o falecimento ocorre em casos de acidente, assassinato, entre outros, é preciso de uma autorização judicial. Se a morte tiver sido violenta e não houver tal permissão, o serviço não poderá ser realizado. Isso porque em alguns casos há a necessidade de exumação.
Outra situação que impede a cremação é a crença. Quando a religião não aprova, o devoto não o faz. Da mesma forma, quando o ente falecido não deixa claro quais seriam seus desejos, a família opta por seguir a religião em que ele tinha fé. Religiões como o Judaísmo e Islamismo estão entre as que não aceitam a cremação.
Escolha a Central Crematórios!
Agora que você entendeu o que é necessário para realizar a cremação, conte com a gente! Nós somos uma empresa focada no serviço de cremação. Se esse era o desejo de seu ente querido, entre em contato conosco! A Central Crematórios tem parceira com todos os crematórios no Rio de Janeiro. Nós auxiliamos o contratante no que for necessário nesse momento tão difícil. Conte conosco!