Entenda o que é exumação de corpos e quando é necessária!
Hoje, a morte ainda é considerada um tabu e muitas pessoas evitam falar do assunto. No entanto, esse é um processo natural e acontece na vida de todos, algum dia. Por isso, é importante que seja uma questão discutida e bem compreendida. Nesse sentido, preparamos este artigo. Aqui, explicamos um dos conceitos que aparecem ao abordarmos o assunto: o que é exumação de corpos. Abaixo, explicamos para que serve e quando é necessário. Entenda!
Exumação de corpos: o que é?
Resumidamente, a exumação de corpos é um processo que ocorre depois que um cadáver foi enterrado. Consiste na retirada do corpo da terra, ou seja, é desenterrado. Esse procedimento pode ocorrer por diferentes motivos, relacionados às questões pessoais ou jurídicas.
Quando a exumação de corpos ocorre?
Como dito acima, a exumação ocorre por diferentes finalidades. Cada caso difere e pode conter objetivos diferentes. Abaixo, nós apresentamos alguns deles!
Enterro em jazigo comunitário
Uma das situações que torna necessária a exumação de corpos é quando o ente querido foi enterrado em jazigo comunitário. Nesse modelo, a prefeitura geralmente indica um prazo para a família tirar o cadáver e conceder o espaço à outro grupo parental. O tempo atribuído à permanência do corpo pode compreender um período de 3 a 5 anos. Isto é, a partir da data do sepultamento. Depois, ele deve ser retirado e outro destino deve ser dado ao falecido.
Transferência de cadáver
Outra situação onde ocorre a exumação do cadáver é quando a família deseja fazer a transferência dele. Ou seja, colocá-lo em outro espaço. Isso ocorre geralmente quando o grupo possui um ossário, por exemplo. Dessa forma, o corpo fica em uma cova por pelo menos 3 anos, segundo a lei, e depois é desenterrado. Posteriormente, a família leva o cadáver e enterra novamente em outro local. Assim, o falecido fica próximo a outros membros da família.
Investigação criminal
A exumação de corpos também pode acontecer em meio a uma investigação criminal. Quando o morto está envolvido na morte de alguém ou sofreu o crime, por exemplo, pode ser preciso desenterrá-lo. Assim, ocorre o procedimento. Neste caso, mais que nunca, o processo deve seguir as normas de exumação rigidamente, uma vez que a finalidade é jurídica.
Realização de exame de paternidade
Algumas vezes também pode ser preciso exumar um cadáver por conta de uma paternidade incerta. Quando é necessário atestar o parentesco de alguém que se diz ser filho de uma pessoa, por exemplo, é preciso fazer teste de DNA. Mas, como fazer isso com uma das partes enterradas? É preciso desenterrar o cadáver! Depois, ele pode ser sepultado novamente.
O que acontece após a exumação?
Em alguns casos, como o enterro em jazigo comunitário, surge a questão: depois que o cadáver é exumado, o que acontece com o corpo? A resposta depende dos parentes e suas possibilidades. Alguns grupos familiares possuem jazigos com ossários, por exemplo. Nessas situações, os restos mortais do falecido podem ser sepultados ali, junto com outros membros do grupo.
Ademais, existem pessoas que preferem a cremação do despojo. Nesses casos, depois que ocorre a exumação de corpos, a família pode pegar os despojos e levá-los à incineração. Depois, o destino das cinzas fica na mão dos parentes. Essa opção é benéfica, pois é barata e ajuda a reduzir a superlotação em cemitérios, por exemplo.
Entenda como a Central Crematórios te ajuda!
Precisa de ajuda para dar um destino ao corpo de um ente querido falecido que vai ser exumado? Nós podemos te auxiliar! A Central Crematórios é uma assistência funeral focada na cremação. Se você deseja este serviço, conte conosco! Possuímos contato com diversos crematórios no Rio de Janeiro, como crematório do Caju, crematório Memorial do Carmo, entre outros.
Podemos te ajudar a entrar em contato com eles. Fale conosco!