17Abr
Aprenda como são os rituais fúnebres do hinduísmo

Rituais fúnebres do Hinduísmo: conheça as práticas da religião!

A morte é uma parte inevitável da vida. Em muitas culturas, os ritos fúnebres são momentos de profundo significado, honrando tanto a vida quanto os mistérios da transição para além dela. Uma das religiões que mais gera curiosidade é o Hinduísmo. Trata-se de uma das culturas mais antigas e considerada uma das mais ricas em tradições. Mas, quais são as práticas dela? Neste artigo, a Central Crematórios esclarece quais são os rituais fúnebres do Hinduísmo. Quer saber mais? Acompanhe a seguir!

Quais são os rituais fúnebres do Hinduísmo?

No cerne do Hinduísmo está a crença na reencarnação e no ciclo de nascimento, morte e renascimento. Esse é conhecido como sansara, ou ciclicidade. Nesse contexto, dentro da religião hindu, a morte é vista como uma transição para outra fase do ciclo. Nessa, mesmo que o corpo fique, a alma continua sua jornada em busca da libertação final, moksha.

A seguir, veja o que acontece depois que alguém morre nessa religião. Compreenda os rituais fúnebres do hinduismo!

Pré-funeral

Antes do funeral, uma série de práticas costumeiras desse momento de perda e despedida são realizadas por quem o ama. Quando um ente querido morre, a família imediatamente começa os preparativos. O corpo é banhado e vestido com roupas brancas, simbolizando pureza e renascimento espiritual. Membros da família se reúnem para lamentar a perda, mas também para confortar uns aos outros. E, assim, dão início às cerimônias religiosas.

Nesse caso, não existe o “velório” como estamos acostumados. Há essas cerimônias que servem para celebrar o falecido e reconfortar os que ficam, tanto antes quanto depois da despedida. Durante essas cerimônias, os familiares e amigos podem compartilhar histórias sobre a vida do falecido, recitar orações ou mantras, e expressar seus sentimentos de pesar e saudade. Essas cerimônias podem incluir diferentes rituais e práticas culturais.

Atenção: como em cada região do mundo, a cultura, bem como fatores sociais e familiares, influenciam em seu comportamento e crenças. As práticas e os rituais de despedida no Hinduísmo podem variar de local para local.

A cremação

A cremação é a prática funerária mais comum no Hinduísmo. O fogo é considerado purificador pelos hindus. Segundo eles, esse elemento é capaz de liberar a alma do corpo e permitir que ela siga adiante em sua jornada espiritual. Antes da cremação, muitas vezes há uma procissão até o local de cremação, onde os parentes próximos acendem a pira funerária. Durante o processo, mantras sagrados são recitados, invocando bênçãos divinas e orientando a alma do falecido em sua transição.

Pós-cremação

Após o funeral e a cremação em si, há uma série de rituais que são realizados para honrar o falecido. Além disso, essas práticas facilitam a transição da alma para o próximo estágio de existência. Em algumas culturas, ainda há a Tarpana, ou ritual da água, que é oferecida em memória do falecido. 

Ritual Shradha, após o luto

Na religião, acredita-se que o luto é um processo que tem a duração oficial de 13 dias, contando a partir da morte do ente. Nesse período, rituais diários são realizados para homenagear o falecido. Após esse período, acontece o chamado Shradha. É uma cerimônia importante realizada em memória do falecido, no 13º dia. Durante a cerimônia, são oferecidas orações, oferendas alimentares e doações em nome do falecido.

Reflexões espirituais

Além de honrar os mortos, os rituais fúnebres do Hinduísmo também são oportunidades para reflexão espiritual para os vivos. A morte é vista como inevitável, e essas práticas lembram os fiéis da impermanência do mundo material e da importância de buscar a verdadeira realização espiritual enquanto estão vivos. Assim, tem-se a crença no karma, que influencia o ciclo de reencarnação. E, ainda tem-se o moksha, o qual os hindus almejam alcançar, que significa a libertação, é o objetivo supremo.

Conheça a Central Crematórios!

Gostou de saber um pouco mais sobre os rituais fúnebres do hinduísmo? A Central Crematórios respeita todas as religiões e conta com um atendimento atencioso e qualificado de excelência! Oferecemos suporte após o falecimento de um ente querido e ajudamos a contatar o crematório desejado no Rio de Janeiro.

Conte com quem entende do assunto e tenha menos dor de cabeça nesse momento que já é difícil. Fale conosco. Entre já em contato!

Compartilhe:

Posts RecentesTags