Serviço de Verificação de Óbito: o que é, diferença do IML e quem faz
Lidar com o luto não é uma tarefa fácil, ainda mais se a perda for recente. Porém, existem algumas coisas que podem ajudar a entender o que aconteceu e auxiliar no processo. Um desses é o Serviço de Verificação de Óbito. Ainda não o conhece? Abaixo, a Central Crematórios esclarece as principais questões acerca do assunto. Veja!
O que é o Serviço de Verificação de Óbito (SVO)?
Resumidamente, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) é um trabalho público realizado após a morte de uma pessoa para determinar a causa do falecimento. Assim, ajuda a entender como ela aconteceu, porque e também auxilia na análise e reconhecimento da situação de saúde do país. Em caso de morte por doença desconhecida, com o SVO, já é possível começar uma investigação o quanto antes, evitando problemas maiores.
Quando um corpo é encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito?
Um corpo pode ser encaminhado para análise do Serviço de Verificação de Óbito quando houver morte por causa natural, mas não se tem evidências dela. Nesse caso, não se pode ter sinais externos de violência, pois esse não é o trabalho do SVO. Um cadáver é indicado para análise quando há dúvidas acerca da causa da morte ou se for necessário o esclarecimento diagnóstico ou quando há uma investigação epidemiológica
No entanto, se houver morte natural e não existir um serviço desse tipo na região, a Declaração de Óbito deverá ser emitida por um médico.
SVO x IML
Agora, pode surgir a dúvida: por que esse serviço é realizado pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e não pelo Instituto Médico Legal (IML)? Basicamente, a resposta para essa pergunta se encontra no tipo da morte. Acontece que o primeiro, como dito anteriormente, serve para esclarecer óbitos por causas naturais mal definidas. Já o segundo funciona com o objetivo de investigar óbitos com causas externas, podendo ser violentas, geralmente a pedido de autoridades policiais.
Quem faz o Serviço de Verificação de Óbito?
O SVO para elucidar a causa da morte é realizado por médicos patologistas, com auxílio de técnicos de necropsia. Isto é, após obter autorização da família. Assim, com especialistas, é possível indicar se foi um fator epidemiológico e contagioso ou não.
Conheça a Central Crematórios!
Achou este artigo porque perdeu um parente recentemente? Saiba que a Central Crematórios pode te oferecer assistência para diminuir sua dor de cabeça nesse momento de luto. Somos especializados em ajudar e contatar crematórios para você realizar a cremação no RJ. Oferecemos ajuda burocrática e liberação junto aos órgãos necessários. Entre em contato e conte com uma equipe experiente! Fazemos atendimento 24h.