A autópsia (ou também chamada de necrópsia hoje em dia) é um procedimento médico realizado para investigar as causas da morte. Ela tem como objetivo determinar a causa da morte, identificar doenças ou lesões e coletar informações relevantes para fins médicos, legais ou científicos. Mas, você sabia que existem três tipos de autópsia diferentes? No artigo de hoje, a Central Crematórios esclarece as diferenças e quando é feita cada um.
Leia e compreenda mais sobre o assunto!
A autópsia clínica é o primeiro entre os tipos de autópsia. Também chamada de autópsia médica ou necropsia clínica, esse é um procedimento realizado para esclarecer a causa da morte de um paciente que faleceu em um ambiente hospitalar ou clínico. Ou seja, é realizado quando é preciso uma confirmação da causa da morte desde que não tenha sido violenta ou criminosa.
Esse tipo de autópsia é particularmente valioso para os profissionais de saúde, pois permite uma análise minuciosa das doenças, condições médicas e tratamentos que o paciente enfrentou durante sua vida. Isso pode fornecer novas informações acerca de uma doença e ajudar a aprimorar os cuidados médicos.
A autópsia clínica algumas etapas, como:
A autópsia médico-legal é realizada por médicos legistas ou patologistas forenses. A grande diferença é que esse procedimento só é indicado para determinar a causa da morte em casos de falecimentos que possam estar relacionados a circunstâncias criminosas, suspeitas, suicidas, violentas ou não naturais. Ou seja, a autópsia médico-legal é conduzida principalmente para fins de investigação e justiça. Os médicos legistas podem fornecer informações vitais para esclarecer as circunstâncias da morte e apoiar processos judiciais. Geralmente é preciso um documento chamado Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para realizá-la.
As etapas são parecidas com a autópsia clínica:
O último entre os tipos de autópsia é a científica. Também chamada de autópsia acadêmica ou anátomo-patológica, esse é um procedimento realizado com objetivo de estudar e compreender as características anatômicas, patológicas e fisiológicas do corpo após a morte. Diferentemente das outras, essa autópsia é conduzida com foco exclusivamente no avanço do conhecimento médico e científico.
Os objetivos da autópsia científica incluem:
Agora que você entendeu um pouco melhor as diferenças entre os tipos de autópsia, fale com a Central Crematórios, se precisar de ajuda. Auxiliamos no processo de cremação pós-autópsia, livrando você de todas as burocracias.
A Central Crematórios é assistência funerária focada em crematórios no Rio de Janeiro. Nosso objetivo é facilitar e agilizar todo o processo, além de te ajudar a sanar qualquer dúvida sobre o assunto. Contamos com uma equipe atenciosa, experiente e qualificada. Fale com a gente e tire suas dúvidas.
Deseja jogar as cinzas no mar do Rio de Janeiro de um ente querido e…
Velórios sustentáveis podem ser uma boa escolha para quem deseja se despedir de uma pessoa…
Você entende bem os principais ritos funerários atuais? Conheça mais nesse artigo da Central Crematórios!
Descubra a fascinante origem do Natal e como celebrações milenares pagãs e tradições cristãs moldaram…
Se o seu ente querido se importava com o meio ambiente, talvez uma opção seja…
Às vezes, o luto pode ser melhor assimilado com mecanismos de apoio, como músicas tristes.…