Burocracia após a morte do familiar: saiba como agilizar!

Vemos a burocracia após a morte. Saiba como agilizar!

Quando um familiar falece existe uma série de documentos que devem ser apresentados ao cartório. Além disso, também é preciso realizar o funeral. O processo exige um pouco de atenção do ente encarregado por essa parte. Para evitar mais dor de cabeça nesse momento triste, a Central Crematórios mostra como agilizar a burocracia após a morte. Continue lendo!

Dicas para agilizar a burocracia após a morte do familiar!

1- Separe os documentos

Se seu familiar morreu, um dos primeiros procedimentos capazes de acelerar a burocracia após a morte é juntar os documentos. Assim, já é possível iniciar os trâmites para afirmar o falecimento oficialmente. Os principais registros são:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Carteira de trabalho;
  • Título eleitoral;
  • Certificado de reservista (se o falecido for homem acima de 18 anos);
  • Cartão de inscrição no INSS;
  • Atestado de óbito do hospital ou IML.

Após separar os documentos citados, o familiar responsável deve ir ao cartório e apresentá-los. Assim, poderá ser lavrada a certidão de óbito. Ela é necessária para a contratação de um serviço funerário ou para a realização do enterro ou cremação.

2- Contrate uma assistência funerária

Outra dica para você conseguir agilizar a burocracia após a morte do ente querido é contratar um serviço especializado. Uma assistência funerária pode te auxiliar com os documentos, além de oferecer a preparação do corpo e o traslado. Assim, o número de coisas com as quais você precisaria se preocupar diminuem. A empresa agiliza grande parte por você, que terá seu tempo de sofrer o luto sem ter dores de cabeça extras.

3- Decidir o destino do corpo

Assim que uma pessoa morre, é interessante já começar a pensar no destino do corpo. Isso agiliza o processo e facilita o aluguel da capela, cemitério, compra de jazigo se a família ainda não tiver, etc. Então surge a pergunta: seu ente querido será sepultado ou cremado? Você deve avaliar as opções, seus prós e contras e optar pelo melhor. Se seu familiar já tiver deixado uma Declaração de Vontade, siga seus desejos.

4- Escolher o cemitério para o velório

Depois que você já tiver decidido o destino do cadáver, é importante já se questionar sobre o local do velório. Afinal, ele depende do item anterior. Você pode pedir ajuda da assistência escolhida para entrar em contato com o cemitério e alugar o local, por exemplo. Opte por um que ofereça a opção definida de destino do corpo.

Central Crematórios: sua assistência funerária!

Este artigo te auxiliou a agilizar a burocracia após a morte do familiar? Nós podemos te amparar ainda mais! A Central Crematórios é uma empresa especializada no serviço de cremação. Somos uma assistência funerária e podemos te ajudar a entrar em contato com o crematório no RJ escolhido. Oferecemos um atendimento 24h atencioso e compreensivo. Entre em contato!

Quer ler mais artigos como este? Acompanhe nosso blog! Lá trabalhamos outros assuntos relacionados. Veja algumas sugestões:

Compartilhe: